terça-feira, 15 de setembro de 2009

Esmiuçar os gatos...

Não querendo fingir uma crónica imparcial, começo por confessar que sou fã... Ainda assim, tal como a maioria da população, é inevitável comentar hoje o regresso do Gato Fedorento à televisão.

Primeiro de tudo acho que o RAP esteve muito bem, como sempre, se bem que me parece ter havido alguma contenção (se pessoal, se imposta não sei dizer) em relação ao que estamos habituados, sobretudo na entrevista ao PM... Uma espécie de "estou a ser atrevido mas com cuidado...", mantendo-se quase sempre dentro de temas aos quais o PM já deve ter respondido, no mínimo, um bilião de vezes e para os quais deve ter, pelo menos, umas quinze respostas "pré-definidas".
Em relação ao PM em si, foi uma desilusão para quem esperava vê-lo rancoroso em relação a anteriores trabalhos do GF, pois demonstrou uma descontracção e "habilidade" notáveis, relativamente às quais apenas a naturalidade levantou questões... Sendo que o recenseamento é feito aos 18 anos e considerando que algumas pessoas até começam a votar desde o início, arrisco-me a dizer que a participação do PM no programa poderá mesmo ter reunido mais uns quantos votos nas próximas eleições (encaremos a realidade: há provavelmente mais jovens recém recenseados a assistir ao GF do que aos debates).

Relativamente às intervenções dos outros elementos dos GF, não sendo particularmente brilhantes, prendem-se ao que, de facto, levou os GF a atingir a posição que hoje ocupam no humor nacional, o non-sense, e quanto a isto ou se gosta ou não se gosta, a expressão "não tem piadinha nenhuma" não pode ser aplicada, pois é uma variável inicial!

Para finalizar, acho o programa uma boa ideia e estou certa de que vai fazer, pelo menos, alguns desinteressados darem uma vista de olhos nos programas eleitorais e, quem sabe, fazerem um visitinha às urnas que não estava nos planos...

Querendo ainda acrescentar, sem largar totalmente o assunto do humor (nem o das eleições?), um soneto fantástisco para ler nas entrelinhas ;) Deixo-vos então com o nosso caro Bocage...

Quer ver uma perdiz chocar um rato,
Quer ensinar a um burro anatomia,
Exterminar de Goa a senhoria,
Ouvir miar um cão, ladrar um gato;

Quer ir pescar um tubarão no mato,
Namorar nos serralhos da Turquia,
Escaldar uma perna em água fria,
Ver um cobra castiçar co'um pato;

Quer ir num dia de Surrate a Roma,
Lograr saúde sem comer dois anos,
Salvar-se por milagre de Mafoma;

Quer despir a bazófia aos Castelhanos,
Das penas infernais fazer a soma,
Quem procura amizade em vis gafanos.



 Manuel Maria Barbosa du Bocage

1 comentário:

  1. Que eu tenha dado conta, o programa de ontem está, pelo menos, em 3 capas de jornais de hoje!

    Apesar de não ser "pró Sócrates" acho que ele esteve muito bem e soube lidar com a situação.

    Estou ansiosa para ver hoje a Drª. Manuela Ferreira Leite... que, tendo em conta também a idade, não terá tanta "habilidade"... digo eu!

    Em relação ao programa em si, acho que os candidatos a PM só aceitaram o convite a pensar no novos recenseados. "Parecendo que não... facilita" lol

    ResponderEliminar