segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Histórias Extraordinárias

Este foi o último livro que li, já acabei há mais de uma semana mas como a semana passada foi complicada só hoje é que venho cá mandar uns bitaites.

Trata-se realmente de uma colecção de Histórias Extraordinárias. Nunca tinha lido contos do Poe por isso comecei com grande expectativa e, na verdade, foi largamente ultrapassada.

Começo com os três contos mais dentro do género policial, com crimes resolvidos por uma personagem que, não estando ligada a investigação directamente, acaba por ser mais eficiente que a polícia, dada a sua enorme capacidade dedutiva e a sua mente aberta para aceitar os cenários mais inverosímeis, que o protocolo habitual deixa fugir. São conto muito focados nas deduções deliciosas que levaram à resolução do mistério em causa, mais do que na investigação em si.
Depois temos também uma emocionante e febril caça ao tesouro, que não é possível parar de ler até se descobrir o final e uma "história de marinheiro" em que a física (sim, a ciência) acaba por salvar o dia!
Toca-se ainda o sobrenatural e a morte num conto em que as descrições são de tal forma assustadoras que deixam imagens gravadas na mente como se tivéssemos "visto o filme". Ainda no sobrenatural, vem um curto conto de "karma", também a puxar um pouco para o terror.
Por fim, o meu preferido, um conto em que um cenário sério vai assumindo um perfil cada vez mais desconfortavelmente cómico até ser revelado um final que se vai adivinhando aos poucos. Um conto repleto de humor negro no seu melhor!

Aconselho vivamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário