quarta-feira, 24 de março de 2010

Livro vs Filme - Drácula de Bram Stocker

Olá!!!

Primeiro de tudo queria dizer que o primeiro volume do Guerra e Paz está quase, quase no fim e até agora a única dificuldade que me parece que vou ter em ler os quatro volumes é mesmo chegar ao fim e não haver mais... Estou a ADORAR! As personagens, a escrita, a história... Tudo! Por alguma razão os "clássicos" ganham essa denominação.

Passando agora ao título deste post, achei interessante criar uma "secção" para esta discussão, depois de ter escrito o post anterior. Afinal é algo acerca do qual há bastante para falar, certo?

Para o levantar do pano, resolvi escolher o romance de Bram Stoker, Drácula. Para mim, uma das mais fantásticas histórias e amor alguma vez escritas. Já agora, a verdadeira história de Vlad Tepes também é muito interessante, para quem estiver curioso.
Li este romance há uns bons anos, pelo que não consigo lembrar-me detalhadamente de todos os acontecimentos, especialmente depois de ter visto e revisto a adaptação para o cinema que escolhi para lhe fazer frente nesta discussão: Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola.

Este foi, até agora, o único caso de Livro vs Filme em que, para mim, ou estão ao mesmo nível ou chego mesmo a preferir em certa medida o filme.
Do que me lembro do livro, a história é maravilhosa e, como sempre, não é possível incluir tudo nem copiar integralmente uma história destas para um filme. No entanto, a escrita sob a forma de diário torna a leitura um pouco enfadonha em certos momentos da história e penso que este é o grande factor para eu ter preferido, na altura, o filme.
Em compensação, penso que o filme é das melhores adaptações de um romance ao grande ecrã que já vi, pois transfere para imagens o grande detalhe das descrições e consegue fazer reter todos os pormenores realmente marcantes da história, ajudado ainda por um elenco fantástico (apesar de não ser grande fã do Keanu Reeves devo admitir que é dos seus melhores desempenhos) e uma recreação do ambiente inigualável.

Portanto, e ao contrário das espectativas, neste renhido duelo, na minha humilde opinião, sai vencedor o:


E pronto, parece que hoje encerramos por aqui :)

Beijos e boas leituras!!!

PS - Já me esquecia de vos deixar um amuse-bouche para este fantástico repasto!

"He was very pale, and his eyes seemed bulging out as, half in terror and half in amazement, he gazed at a tall, thin man, with a beaky nose and black moustache and pointed beard..."
- Bram Stoker, Chapter 13, Dracula

(shhh... não se diz a ninguém, mas se quiserem ler mais, sigam o link...)

2 comentários:

  1. Eu tenho o livro The New annotated Dracula- Bram Stoker and Leslie Klinger e acredita é uma obra de arte!!
    Saiu em 2008 e em 5 estrelas teve 4,5!!

    Adoro o filme e o livro!!!

    ResponderEliminar