quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Livro de Duarte Barbosa

E pronto, está feita a viagem!
Foi uma experiência única e adorei viajar desde a costa oriental de África até à China do século XVI, vendo tudo pelos olhos de quem o vê quase desconhecido.
Desde os hábitos comerciais, aos estratos sociais, passando pelos costumes e pelas religiões, muito se encontra de fascinante por nunca se ter ouvido falar e muito se consegue rever nos dias de hoje.
O relato não é, obviamente, imparcial, sendo de certa forma invadido pelo espírito da conquista e da guerra santa, no entanto, na grande maioria, trata-se de uma narrativa bastante impessoal, pelo que se baseia mais em enumerações e descrições do que propriamente crítica ou avaliação dos costumes e, assim, apesar das esporádicas "críticas", consegue ter-se uma boa visão geral de todas as civilizações com que se vai tomando contacto.
Para quem nunca teve a experiência (que penso que será a maioria das pessoas que não estejam ligadas à área de história), recomendo vivamente! É extraordinário!

Vi também o filme Paths of Glory que ainda estava a faltar dos planeados para a maratona Kubrick e, já não é surpresa, gostei muito. Muito bem construído no que diz respeito a textos e personagens, não sei faz justiça ao romance em que é baseado, porque nunca li, mas acredito que sim. Muito intenso, mesmo. Recomendo também.


O próximo livro está já prontinho para lhe pegar e vai ser The Great Gatsby que já está à minha espera há uns bons dias! Vamos lá ver o que me espera!

Bons filmes e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário