terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Livro vs Filme - Tinker, Tailor, Soldier, Spy

Ora aqui está o meu regresso! Depois de uns meses de morte cerebral ao longo dos quais li mais uns quantos livros bastante interessantes relacionados com nutrição dos quais destaco Good Calories, Bad Calories, de Gary Taubes e The Paleo Diet de Loren Cordain , mas sobre os quais não me alongo mais pois, como calculam, do ponto de vista literário, não há muito a discutir, estou de volta.

Durante este tempo, "fui lendo" também o livro Tinker, Tailor, Soldier, Spy de John Le Carré, que não estando dentro dos meus estilos literários preferidos, não deixou de ser uma leitura diferente e interessante. Gostei especialmente da construção das personagens, muito cuidada e meticulosa, bem como o desenvolver de todo um intrincado enredo de espionagem cheio de detalhes que só são possíveis dada a proximidade do autor com o tema. Não há pontas soltas, tudo encaixa na perfeição. Continuo firme no ponto é que não é o tipo de literatura que mais me fascine, mas reconheço tratar-se, sem dúvida, de uma obra prima do género. Recomendo.


Claro que, assim que estreou, fui também ver o filme (aliás, por saber que que ia ser feito é que comecei a ler o livro). Gostei bastante. O elenco é genial e sente-se o mesmo clima de tensão silenciosa, cheio de segredos e desconfiança que é transmitido pelo livro. Na minha opinião, Gary Oldman interpreta um George Smiley um pouco diferente daquele que é descrito no livro (o que não surpreende neste actor que dá sempre o seu toque pessoal a qualquer personagem que interprete) talvez igualmente cauteloso e hesitante mas com um maior sentimento de segurança.
Claro que tive pena de muitos pormenores na história terem sido omitidos e algumas personagens menos trabalhadas, mas há que saber lidar com o tempo limitado e, neste caso, penso que o tempo utilizado foi optimizado ao máximo.
Recomendo também o filme, com o aviso de que levem em mente que é um tipo de espionagem muito diferente daquele a que 007 e afins nos habituam, muito mais real, tenso e silencioso, como a espionagem deve ser.


Assim sendo, nesta competição Livro vs Filme, vou declarar um empate técnico!

“I have a theory which I suspect is rather immoral,' Smiley went on, more lightly. 'Each of us has only a quantum of compassion. That if we lavish our concern on every stray cat, we never get to the centre of things.” 

― John le Carré, Tinker, Tailor, Soldier, Spy

Bons filmes e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário