segunda-feira, 26 de julho de 2010

Encontrado o sucessor...

Alguém terá por aí o número dos "Compradores de Livros Anónimos"?
Não me consigo controlar... Estou perto do fim do Memorial do Convento, como tinha dito, e desta vez estava mesmo convencida que se seguiria um dos muitos livros que tenho em casa ainda por ler, mas.... Nãããããoooo........... Vi o Assim Falava Zaratustra de Friedrich Nietzsche, hoje de manhã, da colecção do Público, baratinho e pronto... Já cá mora! Será o próximo...



Um pequeno aparte, uma vez que este nosso pequeno cantinho da Europa nunca deixa de me surpreender... Um passo para a frente é sempre seguido por dois para trás... Por favor leiam a notícia da TSF e digam-me qual a resposta certa em respeito ao comentário que a Ministra da Saúde fez quando interrogada acerca da manutenção da questão acerca da orientação sexual do dador no questionário de triagem:

a) eu estou demente e não consigo perceber a ligação entre a questão levantada e o que ela disse;
b) perguntaram-lhe qualquer coisa completamente diferente daquilo que a notícia sugere;
c) a ministra está com um grave problema auditivo;
d) a ministra está senil.

Fica a questão no ar... E tenho uma teoria: a ministra está senil e pensa que o povo português é constituido por crianças de cinco anos que acreditam no Pai Natal e na Fada dos Dentes.

Deixo-vos com dois grandes senhores: Eça de Queirós e Ramalho Ortigão, que assim escreveram em 1877, n'As Farpas - Parábola dos Almocreves, cuja leitura integral aconselho, seguindo o link:


"Em Portugal o que succede?

A vida intellectual é extremamente debil. A sciencia não tem cultores desinteressados e ardentes, a acção da arte sobre a aspiração dos espiritos é nulla.

O resultado é que os partidos de opposição, não encontrando nos phenomenos da vida nacional a profunda expressão implacavel de novas necessidades a que os governos tenham de amoldar-se, acham-se naturalmente desarmados das grandes rasões que reptam os governos a progredir ou a abdicar.

Em taes condições o partido revolucionario dentro da milicia politica, partido fabricado pelos proprios governos com a corrupção do suffragio,- sendo uma pura convenção, uma fixão constitucional, uma expressão rhetorica, sem raizes na consciencia e na vontade popular,-acabou por desapparecer inteiramente do nosso systema representativo. Ha muitos annos que a revolução não tem quem a represente no parlamento portuguez.

Ha, todavia, uma maioria parlamentar e uma opposição composta de varios grupos dissidentes. Estes grupos são fragmentos dispersos do unico partido existente - o partido conservador - fragmentos cuja gravitação constitue o organismo do poder legislativo.

Estes partidos, todos conservadores, não tendo principios proprios nem idéas fundamentaes que os distingam uns dos outros, sendo absolutamente indifferente para a ordem e para o progresso que governe um d'elles ou que governe qualquer dos outros, conchavaram-se todos e resolveram de commum accordo revesarem-se no podler e governarem alternadamente segundo o lado para que as despesas da rhetorica nos debates ou a força da corrupção na urna fizesse pesar a balança da regia escolha. Tal é o espectaculo recreativo que ha vinte annos nos esta dando a representação nacional."

Hoje apetece-me também deixar banda sonora... Por isso aqui fica algo que me perseguiu durante o dia e só agora consegui ouvir:



Boas noites e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário