sábado, 7 de maio de 2011

Dracula by Bram Stoker

Posso indignar-me??? Então aqui vai: eu não me lembrava do porquê, e assumi que era só pela escrita ser em diário, de não ter gostado mais do livro do que do filme quando o li pela primeira vez, há uns bons15-16 anos atrás... Agora já percebi... Devo ter recalcado o facto de, no livro, NÃO EXISTIR DE TODO a maravilhosa história de amor entre o Conde e a reencarnação da sua falecida amada... NÃO HÁ SEQUER uma falecida amada, tanto quanto se pode apurar!
Estava perfeitamente convencida que, se bem que muito mais em segundo plano que no filme, a história estava lá. É provável que a minha confusão se tenha devido ao facto do filme ser, tirando o pequeno pormenor de ter uma história "extra", uma excelente adaptação em tudo o resto. Com umas pequenas alterações nas personagens, poucas em termos de linha temporal da história e, como é incontornavel, supressão de algumas cenas, é ainda assim um retrato bastante fiel da história do livro, desde a decadência de Lucy até à perseguição do Conde.
Assim sendo, gosto muito do livro, é uma obra fantástica, mas em termos de história, continuo a preferir o filme! Como é natural tendo visto primeiro e lido depois, fiquei muito colada, mesmo tentanto imaginar ao máximo baseada nas descrições do livro, ao aspecto dos actores do filme. Ora sendo no livro a história de amor central protagonizada por Mina/Harker e no filme por Mina/Drácula temos Reeves vs Oldman.... Pffff =P
Portanto neste remake do Livro vs Filme, continua a sair vencedor........ Quem, quem?
É isso mesmo!

Neste momento decorre a maratona Kubrick...  I'll BE BACK!

Sem comentários:

Enviar um comentário