quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maratona Gary Oldman (em curso até ver todos!)

 @Jameson Empire Awards - Icon Award (27/03/2011)

Com a súbita vontade de me "cultivar cinematograficamente", veio também a vontade de ver todos os filmes do Gary Oldman que é, para mim, o melhor actor de sempre.
Apesar de ter uma lista bastante variada de actores preferidos, que inclui Anthony Hopkins, Robert De Niro, Johnny Depp, Edward Norton, entre alguns (mas não muitos) outros, para mim, Gary Oldman destaca-se. Ainda não vi nenhuma má interpretação (aliás, são sempre muito boas), mesmo tendo em conta que alguns filmes são bastante fraquinhos e que é um actor que não está minimamente "preso" a um tipo de papel, correndo personagens com as mais variadas personalidades e interpretando cada uma delas de forma igualmente genial! Um verdadeiro camaleão a transbordar de talento! As más línguas (=P) chamam-me groupie, mas acho que o que eu vejo está à vista de todos, talvez falte apenas ver alguns títulos menos conhecidos para ter a confirmação.
Nesta "maratona", que só terminará quando não houver nenhum filme que eu não tenha ainda visto fora os que tenho de rever porque não me lembro bem, tenho apanhado um pouco de tudo e é impossível "generalizar", por isso aqui fica a lista (por data de estreia decrescente):

Red Riding Hood (2011): Um filme muito fraquinho (apesar de ter potencial, este não foi aproveitado) cujos pontos negativos são a história, a má qualidade dos actores mais novos e o lobo que não mete medo nem a uma criancinha e os pontos positivos são os cenários directamente saídos de um conto de fadas e os actores mais velhos (GO incluído) que estão muito bem.
Rain Fall (2009): Pessoalmente, apanhei uma enorme seca com este. Quando assim é, não vale a pena alongar muito mais.
The Unborn (2009): Um terror bastante básico, não traz nada de novo e não é particularmente assustador... Dá para as pipocas...
The Dark Knight (2008): Começo por dizer que não acho piada nenhuma a filmes de super heróis. Ainda assim, ADOREI este filme, está simplesmente espectacular. Obrigatório! Desde a história ao elenco, um filme de topo!
Harry Potter and The Order of the Phoenix (2007): Incluído na maratona Harry Potter...
Harry Potter and The Goblet of Fire (2005): Idem...
Harry Potter and The Prisoner of Azkaban (2004): Idem...
Basquiat (1996): Gostei bastante. É a biografia do artista, focando-se no período entre ter sido "descoberto" e a sua morte. Um elenco interessante e boas interpretações. Excepto a Courtney Love, merece logo menos uma estrela no IMDb por ter a Courtney Love! :P
The Scarlet Letter (1995): Quando vi a classificação no IMDb, fiquei muito "de pé atrás" mas, apesar de não fazer exactamente o meu género de filme sendo um drama romântico, gostei. Percebi posteriormente que a classificação baixa deverá estar relacionado com o facto de ser um péssima adaptação da obra literária em que é baseada. Como nunca li, acho interessante. Grandes interpretações de GO e Demi Moore!
Murder in the First (1995): Já tinha visto e tinha gostado e revi e continuei a gostar. A história do criminoso que vai para Alcatraz por ter roubado $5 onde sofre o mais revoltante "tratamento" possível  às mãos de um director violento e inflexível.
Immortal Beloved (1994): Este, oficialmente, adorei! Uma história de ficção com uma base real: as cartas de Beethoven dirigidas à sua "Immortal Beloved", que na realidade nunca se chegou a apurar quem seria. O filme gira em volta desta busca pela misteriosa mulher e as lembranças que várias candidatas têm de Beethoven e das suas relações com ele. Recomendo!
Léon (1994): Genial! Entrada directa para o meu "top". Ide já a correr ver!
Dracula (1992): Revi pela "n-ésima" vez. É o meu filme preferido. Nada a dizer. Nem sei como pode existir quem ainda não tenha visto.
Rosencratz & Guildenstren Are Dead (1990):Outra entrada directa para o meu top. Não consigo perceber porque é que este filme não é mais conhecido. É genial! A intermitência entre uma realidade muito suspeita e uma peça em que as personagens não percebem qual o seu papel... Incrível! Mais um que TEM de ser visto! MESMO!
Chattahoochee (1989): Vi ontem, também pela primeira vez. A história de um veterano da guerra da coreia que é internado numa instituição para doentes psiquiátricos após uma tentativa de suicídio e verificando que não existe nesta qualquer tipo de tratamento para os pacientes a não ser a humilhação e a violência, fazendo de tudo, com a ajuda da irmã, para expor a situação. Gostei bastante. Uma interpretação brilhante de GO.
Prick Up Your Ears (1987): A história da vida de Joe Orton, argumentista inglês da década de 60, focando a sua relação com o parceiro Kenneth (e as muitas relações extra-conjugais), bem como o desenvolvimento das suas personalidades ao longo dos anos que culmina de forma violenta. Gostei muito e recomendo!

E pronto, encontro-me neste ponto, ainda com muuuuiiitooos títulos em lista de espera tanto para ver pela primeira vez como para rever por já terem sido vistos há muito tempo. Uma maratona que se prolongará por um bom tempo... Felizmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário