segunda-feira, 14 de maio de 2012

Butterfly Effect

Há uns dia revi o Butterfly Effect, e fiquei com a ideia que, apesar da história ser mesmo muito interessante e original (para um filme, a questão do efeito borboleta em si, todos conhecemos), não me atingiu com o mesmo impacto que da primeira vez, como aqueles filmes mesmo, mesmo bons fazem. Continuei a achar que é uma história cheia de imaginação e muito bem pensada para que possa ser manipulada de todas as maneiras, no entanto algumas das "viagens", chamemos-lhes assim, são proporcionadas de formas que, se fossemos a ter em conta a mesma situação na realidade, seria pouco provável que se conseguissem, tirando a realidade à parte realista da história. As personagens não têm características muito vincadas ou aprofundadas na história, mas isso penso que, em consequência das mudanças, seria complicado... No entanto, dá origem a uma incontornável falta de empatia entre o espectador e a personagem. Se sobrar por aí quem não tenha visto, aconselho! Para rever, não esperem grande emoção...

Fonte: http://www.swotti.com/
Ontem, por mero acaso enquanto fazia zapping, apanhei o Butterfly Effect 2 a começar e resolvi ficar a ver.
Aqui é que a porca torce o rabo... Fazer sequelas com exactamente o mesmo fundo, mudando só as personagens e os pormenores da história resulta em casos excepcionais, não resulta para todos os que se proponham a tal. Para mim, há o Saw I-VII a fazê-lo de forma brilhante, mas nem estes se arriscaram a manter tão imutável a "base" da história.
Neste filme, passa-se exactamente O MESMO que no primeiro... Há um rapaz que, olhando para umas fotografias de momentos da sua vida, consegue regressar no tempo aos momentos a que estas remontam e alterar a história, regressando depois ao presente com as respectivas consequências... Já isto é um fundo demasiado abrangente para se copiar a papel químico, mas as semelhanças não ficam por aqui... Há o pai que já sofria do mesmo mal e que todos interpretaram como esquizofrenia, há a mãe pacífica e assustada que o filho siga o caminho do pai sendo institucionalizado e cometendo posteriormente suicídio, e há a tentativa constante de salvar a "donzela" que em ambos os casos é uma das grandes vítimas da história original e das suas versões alternativas.
Se o primeiro filme prima pela originalidade, este serve apenas para entreter numa tarde de Domingo em que não haja alternativa mais interessante.

Fonte: tup-cine.blogspot.com
Já vi entretanto que ainda existe o Butterfly Effect 3, e com melhor classificação no imdb, no entanto não é filme que me vá esforçar por ver... Quem sabe um dia destes também o apanho durante um zapping, num dia em que não me apeteça fazer qualquer outra coisa...

Bons filmes e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário