segunda-feira, 7 de maio de 2012

Cá se fazem, cá se pagam...

Sou só eu que vejo com toda a clareza, nesta expressão, não mais que uma constatação óbvia da realidade em vez de uma qualquer força sobrenatural? Há quem diga que é o karma, há quem diga que deus castiga, há quem diga que por alguma razão misteriosa ou de energias, o que se faz volta para trás a triplicar, etc. etc. Explicações sobrenaturais não faltam...
Na minha humilde opinião, não passa de probabilidade, dadas as circunstâncias.
Ora, vejamos em relação ao crime, que é assim muito rápido e óbvio:
Terei mais possibilidade de ser assassinado pela máfia se nunca tiver tido qualquer contacto com nenhum mafioso ou se tiver, com algum, trocado favores?
E como neste caso, a terrena explicação estende-se a muitos outros campos... Por exemplo, se eu sou uma pessoa emocionalmente instável que frequentemente magoa parceiros e termina relações de forma fria, o mais certo é que, quando me apaixonar a sério, seja por alguém cuja personalidade tenha algo em comum com a minha, logo, exponho-me à eventualidade de me vir a acontecer o mesmo.
Se me aproveito, digamos monetariamente, de outros, com situações "por debaixo da mesa" em que eu fico a ganhar, é mais provável que venha, nas mesmas circunstâncias a ficar a perder, pois envolvi-me, neste processo, com pessoas de carácter duvidoso que aceitam negócios obscuros e não posso denunciar a situação sob pena de sair ainda mais lesado.
Se vou de carro e passo a abrir numa rua com poças de água e peões no passeio a levar banhos por causa de mim, é mais provável que no próximo semáforo algum me parta a tromba (ah, semáforos, onde estais vós quando são necessários!?).
Podia ficar o resto do dia a dar exemplos, mas penso que já me fiz entender.

Eu não digo que crença e tal não seja fofinho, até porque "maior probabilidade" é diferente de "garantia" e claro que todos nós gostamos de ver o mauzão castigado, por isso nunca morre a esperança de que as coisas se venham a balançar, simplesmente, eu confio mais na matemática e esta, ao não mentir, diz que existe a hipótese de isso nunca acontecer... Tough luck...

Boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário