terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Não É Meia Noite Quem Quer

Bem, posso já começar por dizer que (e antes que quem já sabe venha cá com coisas :P @Panuci) eu sou um BOCADINHO groupie assumida quando se trata do António Lobo Antunes.

Mas muito, muito a sério: este livro é simplesmente genial.



Não É Meia Noite Quem Quer, retrata o fim de semana de uma mulher de meia idade como tantas outras, que se encontra deprimida e descontente com a vida, e resolve passar estes dias na casa em que passou férias na infância - e que está prestes a ser vendida - com a intenção de terminar de uma forma abrupta o seu percurso no Domingo à tarde, à hora específica da mudança da maré.

É uma introspecção nostálgica, focando-se ora nos momentos felizes, ora na desgraça por detrás destes, oscilando entre o olhar da menina que foi e o da mulher que é, ora em comunhão, ora em oposição, nem sempre sendo mais sábio o mais velho.

Recordações da infância misturam-se com acontecimentos recentes, desencontros e reencontros e relações que nunca se mantém na mesma.

O ponto de vista, não exposto mas pensado, como é característico do António Lobo Antunes, de uma mulher que se cansa de ver a vida passar num estado de aceitação e dormência.

Aconselho mesmo, mesmo, mesmo! Um dos livros mais pesados que já li, mas tão bom, tão maravilhoso, tão genial que vale a pena viver todos os momentos de angústia por ele proporcionados (e também tem alguns felizes).



Este grande autor toca-me de uma maneira muito especial porque não me consigo distanciar do livro enquanto o leio, sou a personagem, sou o "narrador" - se é que é possível chamar-lhe isso -, vivo (ou penso) todos os momentos. Por mais que eu leia, não encontro nenhum autor que tenha a capacidade de escrever desta forma particular que me coloca nesta posição.

Pronto... Groupie mode /off

P.S. - Aconselho a não ler os detalhes no link... Para mim é spoiler...

4 comentários:

  1. Child and Lobo Antunes sitting in a tree..... K I S S I N G

    ResponderEliminar
  2. O único dele que li foi o Memória de Elefante há muitos anos é um livro "muito pesado" sem dúvida! Mas genial :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, sim :) Os mais recentes estão um pouco diferentes (igualmente fabulosos)!

      Bjs

      Eliminar