sexta-feira, 9 de março de 2012

Remédio para o Pessimismo

Queixas-te porque não encontras nada a teu gosto?
São então sempre os teus velhos caprichos
Ouço-te praguejar, gritar e escarrar...
Estou esgotado, o meu coração despedaça-se.
Ouve, meu caro, decide-te livremente.
A engolir um sapinho bem gordinho,
De uma só vez e sem olhar.
É remédio soberano para a dispepsia.



Friedrich Nietzsche, A Gaia Ciência

Tem faltado optimismo... Pelo menos à minha volta. Até eu que sou uma pessoa que se recusa a ver só o lado negativo de qualquer situação (a sério!) de vez em quando aborreço-me de tanta coisa errada e apetece-me queixar-me e queixar-me e queixar-me... Como se isso fosse resolver alguma coisa! Queixar-se é como rezar, bem que se pode martelar o dia inteiro durante anos que se não se fizer por isso (seja o isso o que isso for...) terminamos exactamente igual ao que começámos... Ou ao que terminaríamos caso nada tivéssemos feito, pois iguais nunca ficamos quando algo muda, mesmo sem o nosso controlo.
É por isto que raramente me dura o pessimismo. Depois de passar uma tarde a lamentar-me, chego à noite com o problema tão resolvido como estava quando comecei, e com uma tarde a menos na minha vida... Olha que esperta! Que tempo bem empregue! Então, quando chego a esta conclusão, sigo o concelho de Nietzsche e decido-me livremente a engolir o meu sapo, com plena consciência que, até hoje, os meus sapos mais não foram que girinos e que todos os dias há quem os engula, adultos e bem gordos, para sair de casa com um sorriso a pensar para consigo que a situação "podia ser bem pior"... 
Portanto, engulam os sapos que têm para engolir hoje e gozem o fim de semana!

Bons filmes e boas leituras!

1 comentário: